O PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E SER UM PESQUISADOR NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Professores de Geografia, Formação Continuada, Pesquisadores

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal, mostrar e fazer entender as particularidades em que estão divididos a disciplina de geografia, apontar a importância do aluno entender cada particularidade que dividem e subdividem as classificações dentro da disciplina relacionada acima, para que o educando possam ter motivação em aprender, compreender e entender os vários ramos da geografia em que estão incorporadas entre si. Também abordam a necessidade da preparação e formação continuada dos atores da função de professar da disciplina para ter maior interação e relação multi, intra e transdiciplinaridade para que suas aulas sejam cativantes e motivadoras, conduzindo e estimulando os professores da disciplina de geografia a serem pesquisadores. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica, com vários  autores teóricos sobre os assuntos abordados no trabalho. Tendo como  alvo estudantes em graduação, pós-graduação latu e strictu senso, curiosos sobre o tema abordado.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Coqueiro Pereira , IEKS - Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso

Mestre em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionaispelo Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso – IESKS.; Graduado em Letras-Português/Inglês; Graduado em Pedagogia; Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínico; Pós-Graduado em Gestão Escolar.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental : Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998, 174 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000, 109 p.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.

CALLAI, H.C. A Geografia No Ensino Médio. In: Terra Livre – As Transformações do Mundo da Educação - Geografia, Ensino e Responsabilidade Social. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, (14): p. 56-89, jan./jul. 1999.

CARVALHO, I. C. M. (org) Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CASTELLAR, S.M.V. A Formação de Professores e o Ensino De Geografia. In: Terra Livre - As Transformações do Mundo da Educação - Geografia, Ensino e Responsabilidade Social. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, (14): p. 48-55, jan./jul. 1999.

CAVALCANTI, L.S. Geografia e Prática de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

DOLL, W. E. Jr. Currículo: Uma Perspectiva Pós-Moderna. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 33 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas 2005.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

LIMA, S. C.; QUEIROZ NETO, J. P. de. Contribuição Metodológica para Estudos Ambientais Integrados nos Cerrados. In SHIKI, Shigeo; GRAZIANO DA SILVA, José; ORTEGA, Antônio César (org.). Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Cerrado Brasileiro. Uberlândia: Gráfica da UFU, 1997.

MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Editora Hucitec, 1990.

MORAES, A.C.R. Geografia – pequena história critica. São Paulo, HUCITEC, 1981.

PAIXÃO, M. R. A Educação ambiental no ensino da geografia. Publicado em 27 de outubro dE 2010. Disponível em HTTP://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-ambiental-no-ensino- da-geografia/50506. Acesso dia: 22/01/2013.

PEREIRA, R. M. F. A. Da geografia que se ensina à gênese da geografia. Florianópolis (SC): Ed. da UFSC, 1993.

PERRENOUD, P. Saber refletir sobre a própria prática, objetivo central da formação de professores? Tradução Márcia Valéria de Aguiar, 1999. (versão preliminar -mimeo)

PERRENOUD, P. Saber refletir sobre a própria prática, objetivo central da formação de professores? Tradução Márcia Valéria de Aguiar, 1999. (versão preliminar -mimeo)

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf. Acesso em 12 jun. 2022.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora Ltda., 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Pereira , A. C. C. . (2022). O PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E SER UM PESQUISADOR NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.239-251. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1042

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES