PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES E SERVIDORES NÃO DOCENTES PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR NO ACRE

Autores

Palavras-chave:

Acre. Certificação. Gestão Democrática. Gestão Escolar.

Resumo

Neste trabalho, abordaremos o Processo de Certificação dos Professores e Servidores não docentes do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes - SEE, para o desempenho da função de diretor escolar, de acordo com a Lei nº 3.141/2016 que dispõe sobre a Gestão Democrática das unidades escolares da rede pública estadual de educação básica do Acre. O objetivo desse artigo, por meio de uma pesquisa exploratória e sob o olhar qualitativo e quantitativo, é discutir como se dá a formação continuada desses profissionais da educação básica que desejam concorrer à gestão das escolas públicas do Acre. Constatamos que a Certificação é de extrema relevância, por se tratar de um processo que não é apenas formativo, mas também político. Desse modo, os candidatos que não progridem nas etapas formativas, não estarão aptos a participarem do processo eleitoral na comunidade escolar.

Biografia do Autor

Adriana Alves de Lima, Universidade Federal do Acre – UFAC.

Docente de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – SEE. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre – UFAC

Elyzania Torres Tavares, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Técnica em Assuntos educacionais da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Luiz Eduardo Guedes Conceição, Universidade Federal do Acre – UFAC

Docente de Língua Inglesa do Instituto Federal do Acre - IFAC. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Lima, A. A. de, Tavares, E. T., & Conceição, L. E. G. (2020). PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES E SERVIDORES NÃO DOCENTES PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR NO ACRE. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.690–700. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/792

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA