O USO DA METÁFORA DENTRO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO MEIO DE INFORMAÇÃO PARA AGIR CONTRA A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Ditadura militar, Música brasileira, Análise do discurso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal discutir o homem e a ideologia etnocentrista na relação de classes a partir do golpe militar; tendo como pano de fundo as músicas de protestos, poesias, peças teatrais escritas com cunho políticos. Tem como metodologia a revisão bibliográfica com enfoque nas análises do discurso de Michael Foucault e Cleudemar Alves Fernandes. Concluiu-se que as músicas produzidas na ditadura militar no Brasil tiveram cunho importante na questão da informação, de rebeldia contra quem estava impondo uma política de atraso para a maioria do povo brasileiro, contra a tortura, contra o desajuste social em que encontrava o povo brasileiro na educação, na economia financeira, na desigualdade populacional e quanto regional.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Coqueiro Pereira, Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso – IESKS.

Alexandre Rosa, Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso – IESKS

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso – IESKS.

Warley Teixeira Gomes, Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire - CAIC (BA).

Diretor no do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire - CAIC (BA).

Vera Belinato, Centro Educacional Barra do Choça – CEBC/BA

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002). Especialista em Magistério Superior, em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, e em Gestão Escolar e Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (GEPGEIF). Professora no Centro Educacional Barra do Choça – CEBC/BA.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Pereira, A. C. C., Rosa, A., Gomes, W. T., & Belinato, V. (2020). O USO DA METÁFORA DENTRO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO MEIO DE INFORMAÇÃO PARA AGIR CONTRA A DITADURA MILITAR NO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.610–619. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/770

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS