A ARQUEOLOGIA DA ESCOLA INTEGRAL

UMA BREVE ANÁLISE FOUCAULTIANA DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA DE AULAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

Palavras-chave:

Arqueologia de Foucault, Proposta curricular , Escola integral

Resumo

O presente estudo analisa três documentos educacionais fundantes da ampliação da jornada de aulas na rede pública municipal de São Paulo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; o Plano Nacional de Educação e o Programa “Mais Educação São Paulo”. Tal política curricular, conhecida como escola integral, foi lida sob perspectiva arqueológica de Michel Foucault, a partir de suas terminologias e análise discursiva. O objetivo desta pesquisa é alicerçar a leitura dos documentos oficiais nos pressupostos e concepções deste filósofo. A leitura arqueológica desses três documentos da escola integral revelou que a proposta é, de certa forma, totalizante, no sentido de que apresenta a escola integral como supostamente detentora de enorme poder de transformação social, política e educacional. Espera-se que este estudo possa favorecer uma discussão mais atenta acerca da qualidade e equidade das políticas educacionais como um todo, especialmente as curriculares.

 

Biografia do Autor

Aimê Heloina Candido da Silva Santos , UNASP-EC - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora de ensino fundamental I da rede pública municipal de São Paulo; Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC).

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Santos , A. H. C. da S. . (2021). A ARQUEOLOGIA DA ESCOLA INTEGRAL: UMA BREVE ANÁLISE FOUCAULTIANA DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA DE AULAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.112–122. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/976

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN