A FORMAÇÃO DOCENTE NA PEDAGOGIA E NAS DEMAIS LICENCIATURAS:
ASPECTOS LEGAIS EM ANÁLISE
Palabras clave:
Professores. Formação inicial. Diretrizes Curriculares Nacionais. Impasses. Desafios.Resumen
O texto aborda os aspectos históricos e legais sobre a formação docente, na Pedagogia e demais licenciaturas no Brasil, especialmente nos últimos 20 anos, buscando evidenciar contradições, lacunas, embates e proposições possíveis. O objetivo geral foi analisar as legislações ao longo da história sobre a formação do pedagogo e nas demais licenciaturas na educação brasileira, seus desdobramentos e as implicações no momento atual. Teve como objetivos específicos: analisar as legislações sobre a formação do pedagogo e licenciandos nos últimos anos; compreender os aspectos mais relevantes das legislações atuais; problematizar e analisar as implicações decorrentes. O estudo está fundamentado em pesquisa bibliográfica, a partir da análise das legislações em especial das Diretrizes Curriculares Nacionais sobre a formação do pedagogo e dos demais licenciandos e autores que discutem a temática. Como resultados parciais, identificam-se processos de tensões e contradições entre a formação necessária para a Pedagogia e necessidades da formação do professor na realidade educacional e as legislações em vigor, em especial, a partir da promulgação da BNCC e demais legislações recorrentes, que se alinham a lógica do neotecnicismo.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
