A FORMAÇÃO DOCENTE NA PEDAGOGIA E NAS DEMAIS LICENCIATURAS:

ASPECTOS LEGAIS EM ANÁLISE

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Karina Elizabeth Serrazes Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Palavras-chave:

Professores. Formação inicial. Diretrizes Curriculares Nacionais. Impasses. Desafios.

Resumo

O texto aborda os aspectos históricos e legais sobre a formação docente, na Pedagogia e demais licenciaturas no Brasil, especialmente nos últimos 20 anos, buscando evidenciar contradições, lacunas, embates e proposições possíveis. O objetivo geral foi analisar as legislações ao longo da história sobre a formação do pedagogo e nas demais licenciaturas na educação brasileira, seus desdobramentos e as implicações no momento atual. Teve como objetivos específicos: analisar as legislações sobre a formação do pedagogo e licenciandos nos últimos anos; compreender os aspectos mais relevantes das legislações atuais; problematizar e analisar as implicações decorrentes. O estudo está fundamentado em pesquisa bibliográfica, a partir da análise das legislações em especial das Diretrizes Curriculares Nacionais sobre a formação do pedagogo e dos demais licenciandos e autores que discutem a temática. Como resultados parciais, identificam-se processos de tensões e contradições entre a formação necessária para a Pedagogia e necessidades da formação do professor na realidade educacional e as legislações em vigor, em especial, a partir da promulgação da BNCC e demais legislações recorrentes, que se alinham a lógica do neotecnicismo.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro , Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Docente Efetiva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Karina Elizabeth Serrazes , Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente Efetiva do Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS, campus Muzambinho. Vice Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq e líder do grupo de estudos GEPLAGE - Muzambinho.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Vicentina de Jesus Ribeiro , E., & Elizabeth Serrazes , K. (2025). A FORMAÇÃO DOCENTE NA PEDAGOGIA E NAS DEMAIS LICENCIATURAS: : ASPECTOS LEGAIS EM ANÁLISE. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.i-xxiii. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1199

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.