FORMAR PARA CONTROLAR, AVALIAR PARA FISCALIZAR: OS MODELOS DE EDUCAÇÃO COMO REFLEXOS DOS MODELOS DE ESTADO

Autores/as

  • Matheus Vieira da Silva UFAL
  • Paulo Vitor Leite Paoli UFAL
  • Givanildo da Silva UFAL

Palabras clave:

Reformas do Estado. Políticas Curriculares. Avaliações Externas.

Resumen

O Estado é o ente político e administrativo que rege a sociedade a ele submetida. Portanto
seus projetos e políticas apresentam contínua influência sobre os modos de vida daqueles que estão
sob sua regência em todas as áreas da sociedade, inclusive na educativa. Por isso, essa Revisão da
Literatura, sistematizada por uma abordagem qualitativa e desenvolvida através de um estudo
exploratório, tem como objetivo revelar como os modelos de educação são reflexos dos modelos de
Estado, como também, especificamente, discutir como as políticas curriculares e avaliativas são
utilizadas, respectivamente, como mecanismos de regulação e fiscalização da educação.

Biografía del autor/a

Matheus Vieira da Silva, UFAL

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Pedagogia pela
Universidade Federal de Alagoas. Bacharelando em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Membro
do GAE - Grupo de Gestão e Avaliação Educacional.

Paulo Vitor Leite Paoli, UFAL

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Pedagogia pela
Universidade Federal de Alagoas. Membro do GAE - Grupo de Gestão e Avaliação Educacional.

Givanildo da Silva, UFAL

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Centro de
Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Membro do GAE - Grupo de Gestão e Avaliação Educacional

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Cómo citar

Matheus Vieira da Silva, Paulo Vitor Leite Paoli, & Givanildo da Silva. (2025). FORMAR PARA CONTROLAR, AVALIAR PARA FISCALIZAR: OS MODELOS DE EDUCAÇÃO COMO REFLEXOS DOS MODELOS DE ESTADO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.236–240. Recuperado a partir de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1229

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.