PAPEL E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Palavras-chave:
Formação do psicólogo. Competências. Estágio Curricular Supervisionado em psicologia.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar como tem se orientado o ensino centrado em competências básicas e específicas no estágio curricular supervisionado para a formação do psicólogo no Brasil a partir da percepção dos docentes e discentes. Desta forma optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa utilizando metodologicamente as técnicas de entrevistas com sujeitos pertencentes às instituições selecionadas através de um roteiro de questões semiestruturadas. Para a análise da coleta de dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo segundo Bardin (2011). A pesquisa apresentou evidências de que a formação do profissional de psicologia nas instituições pesquisadas necessita de encaminhamentos que assegurem uma maior qualificação. As exigências contempladas nas diretrizes promovem uma mudança comportamental no futuro profissional para um estudante mais ativo, porém não assegura ações das competências exigidas de uma formação básica conforme os dados coletados.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.