A Coordenação Pedagógica e o Ser Mais: marcas de controle e práticas formativas de resistência
Palabras clave:
Coordenação Pedagógica. Formação de Professores. Formação Continuada de Professores.Resumen
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, com exploração bibliográfica, é um recorte de pesquisas da dissertação mestrado que apresentam fundamentação teórica crítica reflexiva acerca da construção da Coordenação Pedagógica e o seu papel formativo. Portanto este estudo tem como objetivo discutir sobre as disputas de poder lançadas sobre esta profissão, que correspondem à construção identitária constituída a partir de interesses alinhados à manutenção do status quo, que se choca com os próprios interesses de classe da Coordenação Pedagógica. O estudo propõe reflexões acerca da Coordenação Pedagógica enquanto principal responsável pela formação continuada de professores em serviço a partir de uma atuação que reconheça a dimensão política e que considere o pensamento crítico-reflexivo e humanista. Foram realizados levantamentos bibliográficos a respeito da história da construção da Coordenação Pedagógica e as marcas de controle, resistência e sua atuação profissional alinhadas a autores como Freire (1987), Laval (2023), Imbernón (2000), Oliveira (2008), Paro (2012), Martins e César (2020).
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