A Coordenação Pedagógica e o Ser Mais: marcas de controle e práticas formativas de resistência

Autores

  • Thaís Marques Borges Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Eliete Cassiano Moreira Universidade Federal de Alfenas
  • Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica. Formação de Professores. Formação Continuada de Professores.

Resumo

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, com exploração bibliográfica, é um recorte de pesquisas da dissertação mestrado que apresentam fundamentação teórica crítica reflexiva acerca da construção da Coordenação Pedagógica e o seu papel formativo. Portanto este estudo tem como objetivo discutir sobre as disputas de poder lançadas sobre esta profissão, que correspondem à construção identitária constituída a partir de interesses alinhados à manutenção do status quo, que se choca com os próprios interesses de classe da Coordenação Pedagógica. O estudo propõe reflexões acerca da Coordenação Pedagógica enquanto principal responsável pela formação continuada de professores em serviço a partir de uma atuação que reconheça a dimensão política e que considere o pensamento crítico-reflexivo e humanista. Foram realizados levantamentos bibliográficos a respeito da história da construção da Coordenação Pedagógica e as marcas de controle, resistência e sua atuação profissional alinhadas a autores como Freire (1987), Laval (2023), Imbernón (2000), Oliveira (2008), Paro (2012), Martins e César (2020).

Biografias Autor

Thaís Marques Borges, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Membro do Grupo de Pesquisa FORMATIO (Processos na Formação e Profissionalidade Docente UNIFAL-MG).

Maria Eliete Cassiano Moreira, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Membro do Grupo de Pesquisa FORMATIO (Processos na Formação e Profissionalidade Docente UNIFAL-MG).

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Universidade Federal de Alfenas

Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas. Pós-Doutora pela PUC-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisas FORMATIO (Processos na Formação e Profissionalidade Docente UNIFAL-MG) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Esbrina - Universidade de Barcelona e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC SP.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Thaís Marques Borges, Maria Eliete Cassiano Moreira, & Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza. (2025). A Coordenação Pedagógica e o Ser Mais: marcas de controle e práticas formativas de resistência. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.147–157. Obtido de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1215

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.