A POLÍTICA E A GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR DA CRIANÇA

DESAFIOS ÀS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SUL-MATO-GROSSENSES

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Gestão do Processo Alfabetizador da criança, Política Educacional

Resumo

A presente pesquisa tem por tema a política e a gestão do processo alfabetizador da criança e por objeto, o fortalecimento da alfabetização nos três primeiros anos iniciais em rede municipal de ensino. O objetivo é analisar os desafios para a política e a gestão do processo alfabetizador da criança em redes municipais de ensino de Mato Grosso do Sul. Como metodologia de pesquisa, tem natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. Como resultados, espera-se com este artigo contribuir para o desdobramento da política e da gestão do processo alfabetizador em rede municipal de ensino, considerando as rupturas dos Programas e Projetos para alfabetização da criança, além das concepções de formação docente e alfabetização que persistem alguns desafios para se superar, com destaque a uma concepção técnica, verticalizada e transmissiva de formação, o que dificulta a mobilização dos professores enquanto gestores do processo alfabetizador a favor de mudanças em suas práticas e em suas próprias concepções.

Biografia do Autor

Silvia Cristiane Alfonso Viédes , UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Bolsista do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, em nível de Pós-Doutorado Júnior (PPGEDU/FUNDECT). Coordenadora do Projeto Rondon Alfabetiza  na Escola Municipal Teodoro Rondon em Anastácio-MS.

Maria Alice de Miranda Aranda , UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Docente e Coordenadora do PPGEDU/UFGD. Supervisora da pesquisa.

José Edson Barbosa de Morais, PMA - Prefeitura Municipal de Anastácio/MS

Diretor da Escola Municipal Teodoro Rondon em Anastácio – MS.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Viédes , S. C. A. ., Aranda , M. A. de M. ., & Morais, J. E. B. de . . (2022). A POLÍTICA E A GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR DA CRIANÇA: DESAFIOS ÀS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SUL-MATO-GROSSENSES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.139–149. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1034

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN