O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (2020– 2022)

Autores

  • Caroline de Lima Ericeira Façanha
  • Yara da Fonseca Ferreira

Palavras-chave:

Alfabetização. São Paulo. Pandemia

Resumo

Este estudo investiga os impactos do ensino remoto emergencial no processo de alfabetização em escolas públicas do estado de São Paulo entre 2020 e 2022. A suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19, trouxe desafios significativos à aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. De natureza qualitativa e bibliográfico-documental, a pesquisa analisa estratégias como a distribuição de tablets e o uso do Centro de Mídias SP. Constatou-se que, apesar dos investimentos tecnológicos, o ensino remoto ampliou desigualdades educacionais, comprometendo a alfabetização e evidenciando a necessidade de políticas de recomposição e equidade no pós-pandemia.

Biografia do Autor

Caroline de Lima Ericeira Façanha

Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento – UNILA. Bacharel em Administração – UFMA e Graduanda em Licenciatura em Pedagogia – IFSP. Professora UDC.

Yara da Fonseca Ferreira

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia – IFSP.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Caroline de Lima Ericeira Façanha, & Yara da Fonseca Ferreira. (2025). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (2020– 2022). Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.81–92. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1207

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