O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS

Autores

  • Gabriel Valério de Souza Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Gabriela Amorim de Macedo Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Deficiências Ocultas. Professor. Ensino Inclusivo.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar formas práticas de atividades pedagógicas na inclusão de estudantes com deficiências ocultas. O olhar do professor é essencial no processo de diagnóstico do estudante; na maioria das vezes, o docente identifica as dificuldades do aluno ao longo de um período que pode durar vários meses. A escola elabora o relatório e pede à família que encaminhe a criança a um especialista, geralmente psicólogos ou psiquiatras. Após o diagnóstico, o estudante passa a ter acesso a um professor de apoio, e qualquer docente especializado em qualquer área pode adotar métodos que integrem esses alunos. Contudo, nem todos os pais procuram ajuda; alguns procuram, mas optam por manter a situação em segredo familiar. Portanto, o objetivo do estudo é expor estratégias inclusivas eficazes que permitam ao docente incluir o aluno mesmo sem diagnóstico.

Biografia do Autor

Gabriel Valério de Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduado em Licenciatura em Geografia pela mesma Universidade. Graduado em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV). Pós-graduando (Especialização) em Supervisão e Inspeção e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Prisma.

Gabriela Amorim de Macedo, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduada em Licenciatura em Geografia pela mesma Universidade. Pós-graduanda (Especialização) em Teorias e Práticas na Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais (LEGIDEPE/Unimontes) e do Grupo de Pesquisa Geografia Física, Paisagem e Ambiente (Geofís/UFPA).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Gabriel Valério de Souza Santos, & Gabriela Amorim de Macedo. (2025). O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.177–184. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1218

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