O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE EGRESSOS

Autores/as

  • Saulo Macedo de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palabras clave:

Currículo. Curso de Licenciatura em Matemática. História Oral. Egressos.

Resumen

Este estudo analisou, a partir da metodologia da História Oral, a perspectiva de egressos
do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes, graduados no período de 2020 a 2023, a partir
dos seus testemunhos, no tocante à matriz curricular, ementa e carga horária do curso que graduaram.
Os relatos apontam críticas à predominância de disciplinas teóricas e específicas da Matemática, em
detrimento das pedagógicas e práticas voltadas à atuação na Educação Básica. Os egressos
mencionam a sobrecarga de conteúdos, o ritmo acelerado das aulas e a desarticulação entre teoria e
prática, fatores que dificultam a preparação docente. Embora o curso tenha como finalidade formar
professores para a Educação Básica, sua organização curricular é percebida como distante dessa
realidade. Diante disso, destaca-se a necessidade de revisão da matriz curricular, com maior equilíbrio
entre formação específica e pedagógica, visando uma formação mais crítica, contextualizada e
alinhada às demandas da educação.

Biografía del autor/a

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pelo Instituto Facuminas. Licenciado em Matemática pela Unimontes. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd/Unimontes).

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação da
Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd/Unimontes).

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Cómo citar

Saulo Macedo de Oliveira, & Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. (2025). O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE EGRESSOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.277–281. Recuperado a partir de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1237

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.