O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE EGRESSOS
Palavras-chave:
Currículo. Curso de Licenciatura em Matemática. História Oral. Egressos.Resumo
Este estudo analisou, a partir da metodologia da História Oral, a perspectiva de egressos
do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes, graduados no período de 2020 a 2023, a partir
dos seus testemunhos, no tocante à matriz curricular, ementa e carga horária do curso que graduaram.
Os relatos apontam críticas à predominância de disciplinas teóricas e específicas da Matemática, em
detrimento das pedagógicas e práticas voltadas à atuação na Educação Básica. Os egressos
mencionam a sobrecarga de conteúdos, o ritmo acelerado das aulas e a desarticulação entre teoria e
prática, fatores que dificultam a preparação docente. Embora o curso tenha como finalidade formar
professores para a Educação Básica, sua organização curricular é percebida como distante dessa
realidade. Diante disso, destaca-se a necessidade de revisão da matriz curricular, com maior equilíbrio
entre formação específica e pedagógica, visando uma formação mais crítica, contextualizada e
alinhada às demandas da educação.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.