PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA CULTURA DA AVALIAÇÃO EXTERNA

Autores/as

  • Paulo Vitor Leite Paoli UFAL
  • Yasmin Santos Marques UFAL
  • Matheus Vieira da Silva UFAL
  • Inalda Maria dos Santos UFAL

Palabras clave:

História. Cultura da avaliação externa. Neoliberalismo.

Resumen

A evolução da educação no Brasil, desde a colonização portuguesa, tem sido marcada por
persistentes disparidades sociais. Nesse ínterim, as reformas neoliberais da década de 1990,
influenciadas pelo "Consenso de Washington", introduziram políticas de mercado que aprofundaram as
desigualdades educacionais. Esses processos modificaram como as avaliações externas são vistas,
pois, na atualidade, as avaliações externas priorizam resultados quantificáveis em detrimento da
aprendizagem ampla, dando continuidade à tendência histórica de privilégio e exclusão na educação
brasileira.

Biografía del autor/a

Paulo Vitor Leite Paoli, UFAL

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pedagogo. Pós-graduando em
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Membro do
Grupo de Pesquisas Gestão e Avaliação Educacional – GAE.

Yasmin Santos Marques, UFAL

Mestranda em Educação pela Universidade federal de Alagoas. Pedagoga Especialista em
Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação
Educacional – GAE.

Matheus Vieira da Silva, UFAL

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Bacharelando em Direito pela
Universidade Estácio de Sá. Pedagogo. Membro do Grupo de Pesquisas Gestão e Avaliação
Educacional – GAE.

Inalda Maria dos Santos, UFAL

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Educação pela
Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Professora Associada da UFAL. Líder e pesquisadora do
Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional – GAE.

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Cómo citar

Paulo Vitor Leite Paoli, Yasmin Santos Marques, Matheus Vieira da Silva, & Inalda Maria dos Santos. (2025). PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA CULTURA DA AVALIAÇÃO EXTERNA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.241–245. Recuperado a partir de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1230

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.